quarta-feira, 13 de julho de 2011

Marketing e Responsabilidade Socioambiental

Há muita confusão no que diz respeito aos conceitos de marketing e de propaganda. Não existe "marketing enganoso", visto que, em sua essência, esse combina ferramentas (os 4Ps) para a realização de trocas que venham a satisfazer duas ou mais partes. Já a propaganda, que tem por conceito "despertar o desejo", "criar necessidade" muitas vezes, infelizmente, não entrega de fato a sua promessa.


É nesta linha de raciocínio, com a ampliação do conhecimento acerca das conseqüências da degradação ambiental, que mais um “P” – de Planeta sano – está sendo adicionado ao tradicional modelo de ferramentas do marketing (Ponto, Produto, Preço e Promoção). Essa tendência corresponde à mudança de postura das empresas, que passam a dar mais atenção a todo o processo de produção e assumem responsabilidade social e ambiental na comunidade em que estão inseridas.


Sabe-se que para implantar um trabalho eficaz de marketing, necessário se faz observar as atitudes, hábitos e vontade do consumidor, para o qual deve-se ajustar os produtos e serviços da empresa. Concorrência, qualidade dos fornecedores, forma de atuação dos vendedores e atendentes, imagem institucional e desejo dos clientes são elementos determinantes do sucesso ou do insucesso da empresa. Mas hoje, o consumidor possui variadas marcas de mesma oferta em sua mente, com idênticos apelos de venda, É aí que muitos profissionais de marketing já orientam, em seus planos e ações, produtos e serviços com linha de produção de menor impacto ambiental visto que, já em 2001, pesquisa do ISER/IBOPE demonstrava que 81% dos entrevistados se sentiam mais motivados quando, ao fazerem suas compras encontravam, no produto, rótulo informando ter o mesmo sido fabricado de maneira ambientalmente correta. Com a ampliação de ofertas no mercado, o cliente não é mais fiel a uma única marca, principalmente se ela não demonstra maior quantidade de valores que os já tradicionais. Assim, a responsabilidade ambiental chega na agenda dos profissionais de marketing representando, para as empresas, elemento desempatador na hora da compra.

Fica para reflexão: então qual é o real motivo que está levando às empresas a adotar práticas responsáveis? Há uma preocupação sincera ou são movidos simplesmente pelo marketing?

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