quinta-feira, 14 de julho de 2011

Projetos Responsáveis do Itaú, apontado como uma das empresas mais sustentáveis pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2010.

Princípios do Equador
- O Itaú e o Unibanco são signatários dos Princípios do Equador desde 2004.
Pacto Global
- Como integrantes do grupo de empresas que aderiram ao Pacto, o Itaú e o Unibanco comprometeram-se a adotar, em suas práticas de negócios, dez princípios básicos, nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, proteção ao meio ambiente e combate à corrupção.
Carbon Disclosure Project (CDP)
- O CDP é uma iniciativa global, que tem como objetivo reportar a investidores os inventários de emissão de gases de efeito estufa de grandes corporações, informando sobre os riscos e as oportunidades ocasionados pelas mudanças do clima. Itaú e Unibanco são signatários e respondentes do CDP no Brasil. Em 2008, o Itaú tornou-se patrocinador da expansão para a América Latina.
Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol)
- O GHG Protocol é o padrão internacional para gerenciar as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Itaú e Unibanco utilizam a metodologia do GHG Protocol em seus inventários, sendo o Itaú membro fundador da iniciativa no Brasil.
Fórum Latino-Americano sobre Finanças Sustentáveis (LASFF)
- Itaú e Unibanco participam das atividades do fórum – coordenado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) –, desenvolvidas com o objetivo de fomentar as finanças sustentáveis na América Latina.
Unep – Finance Initiative
- O Itaú é signatário da Unep-FI, parceria global entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o setor financeiro, e participa da Task Force Latin America, com o intuito de auxiliar a disseminação de seu conteúdo e das práticas de finanças sustentáveis para outras instituições financeiras.
Institute of Social and Ethical Accountability
- Por meio da filiação ao instituto inglês, o Itaú Unibanco faz parte de uma rede global de empresas comprometidas com a sustentabilidade.
Todos pela Educação
- A Fundação Itaú Social faz parte do Conselho de Governança e é uma das organizações mantenedoras das ações do movimento, uma aliança da qual participam diversas empresas, entidades e institutos, com o objetivo de garantir a educação básica de qualidade para todos os brasileiros até 2022. O Instituto Unibanco também aderiu ao compromisso.
Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo
- O Itaú é signatário do pacto desde 2008, envolvendo sua cadeia de valor nos preceitos da iniciativa.
Princípios para o Investimento Responsável
- A Unibanco Asset Management (UAM) aderiu, em julho de 2008, aos PRI (Principles for Responsible Investment). Foi a primeira grande gestora de fundos de investimentos do Brasil a aderir aos princípios. A iniciativa, lançada em 2006, tem como objetivo incorporar aspectos sociais, ambientais e de governança corporativa na tomada de decisão de investimentos.
Grupo Referência em Estratégia de Sustentabilidade (Gres)
- O Itaú faz parte desse grupo, formado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, desde 2007. As empresas participantes do grupo buscam estruturar um programa de cooperação, para compartilhar conhecimentos e aprendizagem relacionados ao gerenciamento de metas e processos de gestão sustentável.
Centro de Referência em Sustentabilidade
- O Itaú e o Unibanco integram o Centro de Referência em Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, que promove estudos e debates sobre desenvolvimento sustentável. O Unibanco integra, ainda, o Centro de Desenvolvimento do Varejo Responsável, da mesma instituição, cujo propósito é gerar conhecimento voltado às empresas de varejo e às componentes de suas cadeias de suprimento.
Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil
- A Fundação Itaú Social integra o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), uma estratégia não governamental de articulação, mobilização e sensibilização da sociedade brasileira para a prevenção e a erradicação da exploração do trabalho realizado por crianças e adolescentes.
Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
- Itaú e Unibanco participam da Câmara Técnica de Finanças Sustentáveis (CTFIN), do CEBDS, cuja missão é contribuir para que as instituições financeiras assumam um papel ativo na promoção dos princípios do desenvolvimento sustentável.
Rede Social São Paulo
- A Fundação Itaú Social integra o Comitê Gestor da Rede Social São Paulo, uma aliança formada por mais de 100 organizações da sociedade civil, do setor empresarial e do governo, para enfrentar questões sociais que afetam o dia a dia da população. O primeiro desafio é aprofundar sua atuação no fortalecimento das redes de proteção à infância e juventude.
Fórum Amazônia Sustentável
- O Banco Itaú aderiu, em 2008, ao Fórum – um espaço de diálogo entre empresas, governos e organizações da sociedade civil para criar alternativas de desenvolvimento sustentável para a Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário